Thursday, January 25, 2007

Moda antiga

Nessa época a moda está livre dos espartilhos do século 19. As saias já mostram mais as pernas e o colo. Na maquiagem a tendência era a boca o batom é carmim em forma de coração. Maquiagem forte nos olhos, as sobrancelhas eram tiradas e o risco pintado a lápis. A tendência era ter a pele bem branca.

Os vestidos eram mais curtos, leves e elegantes com braços e costas à mostra. O tecido predominante era a seda. O chapéu deixava de ser obrigatório e ficava restrito ao uso diurno.

Época de Hollywood em alta, a maioria dos grandes estilistas da época criaram roupas para grandes artistas como Coco Chanel e Jean Patou.


Através da moda é possível entender a realidade social e política de cada época história. As roupas nas décadas de 60 e 70 dos "hippies" transmitiam toda a paz e amor por cores alegres e estampas floridas, demonstrando sensibilidade, romantismo, descontração e bom humor; como também a liberdade de expressão perante o regime ditatorial em países como: o Brasil, Chile e França.

A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Tu podes ver a moda naquilo que escolhes de manhã para vestir, no look de um punk, de um skatista e de um pop star, nas passereles do mundo, nas revistas e até mesmo no fato que veste um político ou no vestido da tua avó. Moda não é só "estar na moda". Moda é muito mais do que a roupa. Tu verás melhor a moda se conseguires visualizar uma evolução. Pensa no jeito que as pessoas se vestiam nos anos 70 e depois nos 80 e tenta, ainda, achar um denominador para o que as pessoas usavam na década de 90. Essas mudanças é que são a moda. Ao acompanhar/retratar/simbolizar essas transformações, a moda serve como reflexo das sociedades à volta. É possível entender um grupo, um país, o mundo naquele período pela moda então praticada.

No comments: